Placa solar ajuda na redução da conta de luz

Placa solar ajuda na redução da conta de luz

Projeto “Boa Energia Solar” da EDP que instala placas solares nas casas teve início no Conjunto Residencial Cocuera; economia chega a 50%

Com mais de dois meses de implantação, o programa “Boa Energia Solar”, realizado pela EDP Bandeirante já apresenta resultados positivos.

Moradores do Conjunto Residencial Cocuera, onde o novo sistema foi implantado, notaram uma economia entre 30% a 50% na conta de luz.
“Antes (de o serviço ser implantado), gastava em média R$ 200 por mês com energia elétrica. E, agora, o gasto reduziu. Uma economia considerável, até porque intercalamos o sistema convencional com o sistema de energia solar. Acredito que será possível reduzir ainda mais a conta”, disse a dona de casa Inocência de Siqueira Firmo Cardoso, de 48 anos.
Na casa dela, que fica na Ernesto Ferreli, moram outras cinco pessoas e, segundo ela, não foi apenas a conta de luz que mudou nos últimos tempos.
“Houve uma brusca mudança de comportamento. Ao invés de 15 ou 20 minutos, ninguém em casa passa mais que dez minutos no chuveiro, até porque o próprio equipamento desliga. Isso é muito bom para economia de água, que cada vez está mais escassa”, comenta Inocência.
De acordo com Assessoria de Imprensa da EDP Bandeirante, em Mogi mais de duas mil famílias são atendidas pelo projeto de energia solar. No programa, as famílias recebem os equipamentos, compostos por placa coletora, reservatório térmico, chuveiro inteligente e toda a infraestrutura necessária para o funcionamento.
Além disso, há a doação de um kit com lâmpadas fluorescente compactas, que, em conjunto com o sistema de aquecimento solar, permite uma economia significativa na conta de luz do morador.

A concessionária de energia elétrica do Alto Tietê e Vale do Paraíba não informou quais outras regiões da cidade serão beneficiadas pelo programa. A única informação apresentada é de que, após terminada a instalação no Residencial Cocuera, o programa será levado a 1,2 mil famílias de Taubaté.
No Estado de São Paulo, 5,4 mil famílias já foram atendidas pelo programa “Boa Energia Solar”.

“A energia solar está, cada vez mais, se tornando uma realidade no mundo e a EDP entende que é essencial contribuir para o desenvolvimento das regiões onde atua. Por isso, desenvolve projetos que unem sustentabilidade, por meio de fontes renováveis, e conscientização das comunidades locais”, ressalta Solange Gonçalves, Gestora Executiva de Medição e Serviços Comerciais da EDP.

Fonte: Mogi News

Deixe seu comentário