O governo Dória finalmente encerrou a licitação para a modernização do parque de iluminação pública da cidade que prevê colocar luminárias com tecnologia de LED com telegestão. O parque tem cerca de 600 mil luminárias, sendo que 89 mil já haviam sido substituídas na gestão do prefeito Haddad quando eu era Secretário Municipal de Serviços. A telegestão envolve a colocação de um chip em cada uma das luminárias que envia informações periódicas – se está apagada ou acesa, seu consumo de energia etc – para um centro de controle operacional que, se necessário, toma alguma providência.
A PPP foi idealizada por mim e por minha equipe e teve total apoio do prefeito Haddad e sua equipe. Iniciamos os estudos – que contaram com as contribuições da iniciativa privada – e o processo licitatório. Este foi paralisado diversas vezes pelo Tribunal de Contas que exigiu ajustes na proposta. Na nossa Gestão chegamos a abrir os envelopes das empresas concorrentes e deixamos a licitação praticamente pronta. A disputa entre os consórcios concorrentes acabou indo para a Justiça e no final do ano passado esta determinou que a Prefeitura finalizasse a mesma.
A PPP trará enormes ganhos para a municipalidade. Maior segurança urbana, pois a LED ilumina em dobro. Maior economia, pois a LED consome metade da energia que as lâmpadas convencionais de sódio e mercúrio consomem. A telegestão fará com que o cidadão não precise mais ligar para reclamar, porque os defeitos na rede serão percebidos online.
Parabéns à nossa Cidade! Parabéns prefeito Haddad por pensar a cidade para todos os paulistanos e todo apoio e incentivo; Parabéns à minha equipe da Secretaria de Serviços na pessoa do Dr. Renato Telê Gonçalves, que coordenou o processo dos estudos e construção do Edital; parabéns à Procuradoria Municipal na pessoa da Dra. Alessandra Rossini que cuidou de todo aspecto jurídico; parabéns ao ex-diretor do Ilume, Alberto Serra e sua assessoria por todo aporte técnico ao projeto; parabéns ao atual secretário Penido e sua equipe que deu continuidade ao processo; parabéns ao TCM na pessoa do seu presidente conselheiro João Antônio ao pelos ajustes e correções no projeto e; parabéns ao Consórcio vencedor da Licitação que terá a responsabilidade de levar a cabo um dos mais importantes projetos de iluminação pública do mundo!