Após 60 anos, Ilha Escura terá Natal iluminado

JORNAL JOSEENSE

Rodolfo Moreira | 6 outubro, 2013 COMPARTILHE ESTA PAGINA

Após 60 anos, a Ilha Escura – uma comunidade localizada às margens do Rio Paraíba, em Eugênio de Melo – terá seu primeiro Natal iluminado. A garantia foi dada nesta sexta-feira (4) por dirigentes e técnicos da EDP Bandeirante Energia aos moradores dessa comunidade ribeirinha.

Segundo a empresa, até 17 de dezembro haverá a instalação painéis para a captação de energia solar, aquecedores solares de água para banho, chuveiro inteligente, geladeira eficiente e reforma da fiação. Tudo de graça. Além disso, os moradores receberão informações sobre o uso de energia, uma vez que nunca tiveram contato com isso ao longo de 60 anos. A energia solar vai atingir 15 casas, beneficiando aproximadamente 75 pessoas.

“É o fim de uma luta que envolveu muita gente. Mas só agora é que foi dada a solução”, conta José Ramos, de 67 anos, o patriarca da comunidade. Para ele, as mudanças que a Bandeirante e a Prefeitura vão trazer beneficiarão todos, garantindo melhor qualidade de vida principalmente as crianças.

Na beira do Paraíba, ao lado do neto Cauã Ramos, seu Zé Ramos conta que as 13 famílias da comunidade nunca tiveram luz. “Antigamente, a noite era iluminada na base da lamparina a querosene. Depois veio a vela, e há dois anos chegou um geradorzinho que a gente comprou. Mas não dá pra nada. Ele só garante luz 4 horas por noite”, diz o patriarca.

“Quando tem lição pra fazer no computador, eles acabam tendo que ir para a cidade. São mais de 8 quilômetros até Eugênio de Melo. A gente tem que arrumar alguém pra levar e pra ir buscar. Agora eles vão poder fazer tudo aqui em casa”, diz José Ramos, esperançoso com o futuro das crianças.

O benefício que está chegando, é fruto de muitas batalhas e pedidos encaminhados junto ao governo federal, a Prefeitura e aos vereadores. Neste ano, a Secretario de Regularização Fundiária, congelou o núcleo e a Secretaria de Obras, acelerou os entendimentos com a Bandeirante para que a chegada da luz ao bairro se tornasse uma realidade.

https://i0.wp.com/jornaljoseensenews.com.br/portal/wp-content/uploads/2013/10/Ilha-Escura-uma-comunidade-localizada-%C3%A0s-margens-do-Rio-Para%C3%ADba-em-Eug%C3%AAnio-de-Melo2.jpg?w=820

Fotos:Charles de Moura/PMSJC

Deixe seu comentário