São Paulo, 18 de Novembro de 2013 – 12:30

Abraceel:indústrias perderam R$30 bilhões no ACL

Associação alerta que Portaria 455 é mais uma ameaça à competitividade do setor

Crédito: Jorg Greuel/Getty Images

A Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) alerta que a Portaria 455 é mais uma ameaça à competitividade da indústria brasileira. Segundo estudo da entidade, o segmento industrial brasileiro já perdeu R$30 bilhões em 2013 no mercado livre por conta da falta de distribuição isonômica das cotas de eletricidade das usinas amortizadas. Assim, a portaria, é mais um impacto negativo vai se somar aos custos do setor produtivo.

O motivo é que a medida obriga o registro dos contratos antes da entrega efetiva do insumo no ambiente de contratação livre (ACL), sem possibilidade de ajuste posterior. Na prática, isso significaria um aumento do custo de eletricidade para grande parte do setor produtivo nacional.

“Temos de garantir uma flexibilidade nessa portaria a fim de assegurar a competitividade de nossa economia”, explica Reginaldo Medeiros, presidente da Abraceel. A associação acredita que a portaria ameaça as indústrias do mercado livre pela impossibilidade de ajustes finos mensais nos contratos e também pelo aumento do risco de penalidades por insuficiência de contratação.

Nesta segunda-feira, (18/11), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) realiza uma audiência pública para debater os impactos da nova regulação entre todos os agentes. “A medida impacta também uma boa gestão dos recursos eletroenergéticos do sistema brasileiro”, avisa Medeiros.

Fonte: Jornal Energia

Deixe seu comentário